Silvânia fecha o Circuito das Cavalhadas com encenação neste fim de semana

Silvânia encerra o Circuito das Cavalhadas 2025 com a tradicional encenação das batalhas entre mouros e cristãos neste sábado e domingo (20 e 21 de setembro), a partir das 16h, no Estádio João Caixeta (Caixetão).

A cidade é exemplo dos esforços do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para resgatar tradições fundamentais da história do povo goiano.

Registros apontam que a primeira encenação das Cavalhadas em Silvânia ocorreu em 1810 e se manteve até 1928. Quase um século depois, em 2022, ações de educação patrimonial e pesquisas de campo foram realizadas para fortalecer a tradição no município.

Em 2024, Silvânia passou a integrar oficialmente o Circuito das Cavalhadas de Goiás, com a participação dos cavaleiros de Luziânia. Agora, em 2025, a encenação será realizada majoritariamente por moradores da cidade.

Circuito
O Circuito das Cavalhadas 2025 começou em maio e será concluído neste fim de semana. Ao todo, 15 cidades integram o calendário de uma das festas mais emblemáticas de Goiás: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.

A Secult destinou R$ 4,4 milhões para apoiar as Cavalhadas nos municípios. Os recursos foram aplicados na montagem da infraestrutura dos eventos, incluindo arquibancadas, tendas, banheiros e demais estruturas para atendimento ao público.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, celebrou a participação de Silvânia pelo segundo ano consecutivo. “É uma demonstração de que o resgate está solidificado, de que a comunidade abraçou o evento e de que estamos cumprindo a missão de apoiar a interiorização das nossas tradições”, ressaltou.

Yara Nunes também destacou a importância do Circuito das Cavalhadas para o calendário cultural e a economia local dos municípios, impulsionando a ocupação de hotéis e o movimento em bares e restaurantes.

“As Cavalhadas são uma das mais ricas e emblemáticas tradições de Goiás, expressando com intensidade a cultura e a religiosidade do povo goiano. A festa também contribui para gerar emprego e renda, outro viés importante que conta com o apoio do Governo de Goiás”, afirmou a titular da Secult.

Serviço

Cavalhadas de Silvânia

Dias: 20 e 21 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 16h
Local: Estádio João Caixeta (Caixetão)

Foto: Júlio Almeida

Compartilhe: