Milhares de turistas se juntaram aos moradores de quatro cidades históricas goianas — Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis — para prestigiar o Circuito das Cavalhadas 2025. As encenações da batalha entre mouros e cristãos, realizadas entre os dias 7 e 10 de junho nesses municípios, perpetuam a cultura e a fé de um evento centenário.
Santa Cruz de Goiás
A Cavalhada de Santa Cruz de Goiás encantou o público presente no Centro Cultural Tio Negrinho, que acompanhou a encenação que completa 209 anos de existência. A batalha entre mouros e cristãos ocorreu nos dias 7 e 8, acompanhada de shows que atraíram turistas ao município.
Cidade dos casarões históricos e das belezas naturais, Santa Cruz de Goiás serve de inspiração para outras Cavalhadas. “A cada ano que passa, as pessoas se apaixonam ainda mais por essa parte importante da nossa cultura”, destacou o prefeito Ângelo da Paz. Segundo ele, o apoio do Governo de Goiás foi fundamental para que a Cavalhada acontecesse com a grandeza que o povo merece.
O prefeito de Pires do Rio, Hugo do Laticínio, esteve presente na Cavalhada de Santa Cruz e comemorou o apoio do governador Ronaldo Caiado ao evento. A deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Amauri Ribeiro também prestigiaram a abertura e ressaltaram a importância de manter viva uma das mais belas tradições de Goiás.
Posse
Em Posse, o sábado (7) foi marcado pela carreata dos mascarados, que tomaram as ruas com alegria e irreverência, evidenciando a participação popular nas Cavalhadas. No mesmo dia, foi encenado na Praça Mãe Loló o “Rapto da Princesa”, quando o rei mouro leva a princesa cristã ao seu castelo, precedendo o confronto simbólico que é o ponto alto da festa.
A batalha em Posse foi encenada no domingo (8), com a presença de turistas e moradores, movimentando o comércio local e gerando novas oportunidades de renda por meio das barraquinhas de comidas típicas, hospedagem e transporte.
O prefeito de Posse, Paulo Trabalho, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e à secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, pelo apoio à Cavalhada local. “Esse fomento nos permite resgatar com ainda mais força essa bonita tradição, que a cada ano se torna mais bela. A Cavalhada também é espiritualidade, e está em consonância com a Festa do Divino Espírito Santo. Parabenizo toda a nossa comunidade por tudo que vivenciamos nesta edição”, afirmou.
Jaraguá
A Cavalhada de Jaraguá, realizada nos dias 8 e 9, completou 192 anos em 2025. Fortalecida pelo apoio popular e pelo incentivo do Governo de Goiás, a manifestação cultural e religiosa impulsionou o turismo local, com reflexos positivos no comércio, bares, restaurantes e setor hoteleiro.
Em Jaraguá, os cavaleiros também escoltam a Coroa do Divino durante a procissão da Entrada da Rainha e participam da missa solene, tradição que deu origem ao Encontro de Coroas do Divino Espírito Santo. De acordo com o prefeito Paulo Vitor, a força dessa manifestação cultural é garantida pelo apoio do Governo de Goiás e da Secretaria de Estado da Cultura.
“Acompanho a festa há muitos anos e nunca tivemos tanto apoio como agora. Em nome de toda a população de Jaraguá e dos amantes da nossa cultura, só tenho a agradecer por toda a estrutura oferecida pelo Estado. Jaraguá está dando um show mais uma vez na preservação de suas raízes”, afirmou.
Os deputados estaduais Wagner Camargo e Lineu Olímpio prestigiaram a festa. Para Lineu, natural de Jaraguá, o apoio do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da primeira-dama Gracinha Caiado é o diferencial do Circuito das Cavalhadas em Goiás.
Lineu também destacou o trabalho dos secretários César Moura (Retomada) e Yara Nunes (Cultura) como essenciais para o sucesso das Cavalhadas. “Na Assembleia Legislativa, também apoiamos essa festa, pois ela promove cultura, desenvolvimento e alegria para o nosso povo”, afirmou o parlamentar.
Pirenópolis
Em Pirenópolis, os três dias de Cavalhada atraíram milhares de turistas, que além de acompanharem a encenação entre mouros e cristãos, se divertiram com os mascarados e se emocionaram com as manifestações religiosas. Os visitantes também puderam apreciar as belezas naturais e a gastronomia local, reconhecida nacionalmente.
A festa foi aberta no domingo, dia 8, com a presença do vice-governador Daniel Vilela, que reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com a reconstrução do Cavalhódromo da cidade, obra com investimento de R$ 30 milhões. “Estou aqui representando o nosso governador, Ronaldo Caiado, que faz uma gestão comprometida com a valorização da memória e da história do nosso Estado”, afirmou.
O vice-governador destacou a presença marcante de crianças e jovens nas Cavalhadas, evidenciando a perpetuação da história, da cultura e das tradições. “Estamos preservando a nossa essência, e isso é fundamental para um Estado como o nosso — moderno, em crescimento, que investe na cultura e faz questão de manter viva a história dos nossos antepassados”, declarou.
O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, ressaltou que as Cavalhadas reúnem todo o povo, reforçando a importância da união entre os governos municipal, estadual e federal para a realização da celebração. “Nossa festa, há mais de 200 anos, traz alegria à população, aos que apreciam a cultura e a religiosidade, e também aos que participam do pouso de folia na zona rural”, disse.
A superintendente de Fomento e Gestão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Raissa Coutinho, destacou a importância da presença do governo nas Cavalhadas de Pirenópolis, oferecendo estrutura completa que garante a atração de milhares de turistas e a intensa participação dos moradores.
“Pirenópolis é a cara das Cavalhadas; elas fazem parte da Festa do Divino, que é patrimônio cultural imaterial do país. Este é um momento fundamental para preservarmos tradições e mantermos vivas todas as manifestações culturais. Aqui em Pirenópolis, com sua fé e religiosidade, seus cavaleiros e mascarados, temos uma festa completa”, afirmou Raissa.
Diversos deputados estaduais estiveram no Módulo Esportivo para prestigiar a Cavalhada de Pirenópolis durante os três dias de festa: Coronel Adailton, Amilton Filho, Lucas Calil, Cristovão Tormin, José Machado e Vivian Naves. Também esteve presente o deputado federal Zacarias Calil.
Investimento
O Circuito das Cavalhadas 2025 contempla 15 municípios goianos, todos beneficiados com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Neste ano, serão investidos R$ 4 milhões em infraestrutura, divulgação, valorização e ações de preservação da memória cultural.
Foto: Lucas Machado



