Centenas de pessoas acompanham Cavalhadas em Luziânia na abertura do Circuito 2025

As Cavalhadas de Luziânia reuniram centenas de pessoas no último sábado (31), no Ginásio de Esportes José de Araújo Leite, para a encenação da batalha entre mouros e cristãos, a mais antiga de Goiás, uma tradição iniciada ainda na época do Arraial de Santa Luzia, em 1751. Luziânia abre o Circuito das Cavalhadas 2025, que ao todo percorre 15 municípios em um evento de tradição, cultura e fé do povo goiano.

A encenação em Luziânia foi retomada há três anos, depois de 17 anos de hiato, algo bastante comemorado pelos moradores mais antigos e com significado importante para crianças e jovens, que tomaram conta dos espaços reservados ao público no evento deste ano, entusiasmados com a beleza de cores e sons proporcionada pelas Cavalhadas.

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, destacou justamente esse sentimento de alegria, em ver todo o trabalho de reinserir Luziânia no circuito rendendo frutos, e recolocando o antigo Arraial de Santa Luzia, pioneiro na encenação do evento, no mapa das Cavalhadas.

“Faço aqui um agradecimento especial ao Governo do Estado de Goiás, ao nosso sempre parceiro governador Ronaldo Caiado; nossa madrinha, dona Gracinha Caiado, primeira-dama de Goiás; e à secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes; além de todos os envolvidos para que a gente possa colocar esse evento à disposição da população”, afirmou Sorgatto.

Para o prefeito, a encenação das Cavalhadas representa o orgulho da história de Luziânia. “São 278 anos de fundação [da cidade] e a Festa do Divino Espírito Santo tem 272 anos aqui. Cabe a nós, eu que sou um bom devoto, transmitir esses valores para as próximas gerações e perpetuar esse momento de fé, tradição, cultura e devoção”, ressaltou o mandatário.

Presente no evento em Luziânia, Rosana Caetano Brenner, gerente de Planejamento e Monitoramento de Projetos Culturais e Artísticos da Secult (Secretaria de Estado da Cultura), disse que é uma grande alegria para a pasta apoiar os municípios em uma festa tradicionalíssima como as Cavalhadas. “Estamos aqui, em Luziânia, dando início ao circuito que prossegue por mais 14 cidades até setembro deste ano. Para o governo é um resgate da tradição e da fé do povo goiano”, completou.

Neste ano, o Governo de Goiás apoia as prefeituras que realizam as Cavalhadas com um investimento de R$ 4,4 milhões. O recurso tem como objetivo fortalecer a estrutura de arquibancadas, tendas, banheiros e toda a montagem necessária para atendimento ao público. Esse fomento é fundamental para o aquecimento do setor hoteleiro, de bares e restaurantes dos municípios, além de manter viva a tradição cultural de origem cristã.

Em seu terceiro ano de retomada, a Associação das Cavalhadas de Luziânia tem trabalhado no fortalecimento de sua apresentação ao longo de todo o ano. Seja na preparação das indumentárias de seus cavaleiros e nos ensaios, seja na participação dos festejos em outras cidades, como em Silvânia, município que em 2024 também viveu sua retomada e contou com o suporte do grupo de cavaleiros da cidade para a realização de sua Cavalhada.

A Prefeitura de Luziânia não só atua na preparação direta dos festejos, mas também trabalha a educação patrimonial dentro da rede municipal de ensino. Estudantes puderam conversar com os cavalheiros antes do início da encenação, fazendo questionamentos sobre a importância da tradição e acompanhando de perto os ritos que marcam o evento bicentenário.

História
As primeiras Cavalhadas do Estado de Goiás aconteceram no Arraial de Santa Luzia, hoje Luziânia, no ano de 1751, unindo elementos teatrais, históricos, culturais e religiosos. A ideia dessa tradição é reviver artisticamente as batalhas medievais entre cavaleiros cristãos e mouros ocorridas entre os séculos IX e XV, com direito a trajes típicos, inclusive para os cavalos que participam da encenação. Há, ainda, a presença dos Mascarados, que representam o povo saindo às ruas e promovendo algazarras.

Foto: Michelly Matos

Compartilhe: