As Cavalhadas de Niquelândia acontecem neste fim de semana (5 e 6 de julho), no Estádio Ary Valadão, consolidando a retomada definitiva dessa tradição no município do Norte Goiano.
A encenação havia sido realizada pela primeira vez em 30 anos em 2024, graças ao empenho da comunidade local, com o apoio da Prefeitura de Niquelândia, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e do deputado estadual Lineu Olímpio. Na ocasião, uma força-tarefa, em parceria com outras cidades, garantiu a inclusão de Niquelândia no Circuito das Cavalhadas. Agora, em 2025, a festa chega mais completa.
Ao integrar o calendário oficial das Cavalhadas, Niquelândia passa a receber parte dos R$ 4,4 milhões destinados pela Secult aos 15 municípios participantes do Circuito 2025. Esses recursos são utilizados para a montagem da infraestrutura do evento, incluindo arquibancadas, tendas, banheiros e demais estruturas para atendimento ao público.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, celebra o segundo ano de Niquelândia no circuito, após um hiato de três décadas. “É uma demonstração de que o resgate está consolidado, de que a comunidade abraçou o evento, e de que estamos cumprindo a missão de apoiar a interiorização das nossas tradições”, ressalta.
As Cavalhadas são uma das mais ricas e emblemáticas tradições de Goiás, expressando com intensidade a cultura e a religiosidade do povo goiano. A festa também contribui para o aquecimento da economia local, com o comércio de comidas e bebidas nas imediações do evento, além do aumento na movimentação de bares, restaurantes e hotéis.
Inspiração
Inspiradas no livro ‘Carlos Magno e os Doze Pares da França’, as Cavalhadas encenam batalhas medievais entre cristãos, trajando azul, e mouros, com vestes vermelhas. No Brasil, há registros dessas encenações desde o século XVII, geralmente realizadas durante as festas do Divino, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Em Goiás, as Cavalhadas são celebradas há mais de 200 anos, com forte caráter religioso e cultural. As festividades valorizam o patrimônio imaterial do estado e fortalecem o fluxo turístico e a economia dos municípios.
Calendário
Niquelândia é a décima cidade a realizar as Cavalhadas em 2025. O Circuito goiano já passou por Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás, Hidrolina e Crixás. As próximas Cavalhadas acontecem em Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.
Programação:
Sexta-feira, 4 de julho
21h – Show com Léo e Matheus, no Estádio Ary Valadão
Sábado, 5 de julho
14h – Bênção dos Cavaleiros, na Igreja Matriz São José
15h – Cortejo até o Estádio Ary Valadão
15h30 – Cerimônia oficial com entrada das bandeiras e coroas do Divino, chegada dos cavaleiros, discursos das autoridades e Corridas das Cavalhadas, no Estádio Ary Valadão
21h – Show com Sandro e Ronaldo, no Estádio Ary Valadão
Domingo, 6 de julho
15h – Entrada dos cavaleiros, discursos das autoridades e Corridas das Cavalhadas, no Estádio Ary Valadão
Foto: Michelly Matos



