Cavalhadas movimentam turismo e cultura na histórica Cidade de Goiás

A Cidade de Goiás é palco de mais uma edição das Cavalhadas nesse fim de semana (29 e 30 de agosto), mantendo viva uma tradição iniciada há 205 anos. A encenação da batalha entre mouros e cristãos acontece no Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola, a partir das 18h.

As Cavalhadas da Cidade de Goiás foram apresentadas pela primeira vez em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo. Foram cem anos de apresentações ininterruptas, até uma pausa no final da década de 1920 e uma breve retomada nos anos 1940. Posteriormente, as encenações ocorreram entre 1980 e 1990, mas o retorno definitivo aconteceu em 2022, com a criação do Circuito das Cavalhadas, promovido pelo Governo de Goiás.

A presença de Goiás é importante para o Circuito que soma ao todo 15 municípios. A antiga capital goiana é patrimônio mundial reconhecido pela Unesco e reúne uma arquitetura peculiar, tradições seculares e uma natureza exuberante. A realização das Cavalhadas incrementa o turismo local, uma das principais atividades econômicas da Cidade de Goiás.

“Retomar as Cavalhadas na Cidade de Goiás, e seguir lado a lado com o povo vilaboense na realização desse festejo histórico, é dar mostras que o governo goiano também tem como missão fortalecer nossas raízes através das tradições”, ressalta a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

As Cavalhadas da Cidade de Goiás também marcam o início da reta final do Circuito 2025 – trata-se do 12º município a realizar o evento nesse ano. A encenação da batalha entre mouros e cristãos ainda acontece em Pilar de Goiás (6 e 7 de setembro), Corumbá de Goiás (5, 6 e 7 de setembro) e Silvânia (20 e 21 de setembro).

Para garantir a realização das Cavalhadas nas 15 cidades que integram o Circuito, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), disponibilizou R$ 4,4 milhões neste ano. O apoio assegura a infraestrutura necessária ao evento, como arquibancadas, tendas, banheiros e toda a montagem necessária para atendimento ao público.

História
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro Carlos Magno e os Doze Pares da França, que narra as batalhas do guerreiro cristão contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registros desse evento desde o século XVII, geralmente durante a Festa do Divino. Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. A festa une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do estado, fortalecendo o turismo e a economia das cidades que promovem os festejos.

Serviço:
Cavalhadas na Cidade de Goiás
Data: sexta e sábado (29 e 30 de agosto)
Horário: a partir das 18h
Local: Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola

Foto: Michelly Matos

Compartilhe: